O que são tomadas inteligentes?

O que são tomadas inteligentes?

As tomadas inteligentes surgiram para trazer mais comodidade e conforto para os ambientes. Elas podem ser utilizadas através da integração em um sistema de automação residencial e controladas através da internet. Ter uma casa conectada atualmente é mais que uma tendência, já é uma necessidade. 

Já imaginou como seria acordar e acionar a sua cafeteira com apenas um comando, e quando levantar já poder tomar aquele café fresquinho? Ou até mesmo programar esta operação antes de dormir e coordenar tudo com o horário do seu despertador? 

Esta é uma realidade cada vez mais comum na vida dos brasileiros. A automação residencial tem o objetivo de simplificar processos e melhorar a nossa rotina. As tomadas inteligentes podem ser controladas e programadas através de um simples toque no seu celular. 

Além de oferecer comodidade e praticidade, o uso destes dispositivos também é capaz de reduzir o valor da sua conta de energia elétrica, pois o uso planejado dos seus equipamentos eletrônicos pode ajudar a diminuir bastante o consumo geral de energia. 

Mas como elas funcionam? E qual é exatamente o custo de ter uma smart tomada? 

Como funcionam as tomadas inteligentes? 

De maneira geral as smart tomadas são pequenos dispositivos que devem ser conectados às tomadas comuns e podem ser controlados pela internet. Elas podem ser conectadas a rede Wi-fi da sua casa e podem ser programadas a partir do seu smartphone. 

O controle dos recursos pode ser feito de forma remota, você pode controlar a sua casa de onde você estiver. Através dos aplicativos é possível programar o acendimento de luzes de ou de aparelhos eletrônicos mesmo que você não esteja em casa!

A instalação e configuração destes equipamentos é feita de maneira simples e rápida assim como a sua utilização no dia a dia. Todo o sistema é bem intuitivo, o que facilita bastante o seu uso, até mesmo por pessoas que não tem tanta familiaridade com tecnologia. 

As tomadas inteligentes trazem grandes vantagens para o seu cotidiano. Planejar e personalizar sua rotina passo a passo é essencial para conseguir ter qualidade de vida. Com preços acessíveis, elas prometem oferecer mais comodidade, conforto, praticidade e segurança para as pessoas. 

Depois da instalação, você pode fazer a integração e controle dos seus dispositivos eletrônicos de maneira simples e prática. Contar com um sistema inteligente integrado com os dispositivos da sua casa nunca foi tão fácil!

Leia Mais:
>> O que é automação residencial?
>> Tecnologia permite usar as pontas dos dedos para gerar energia

Funcionalidades e características gerais 

As tomadas inteligentes possuem diversas funcionalidades e características que podem variar de acordo com cada modelo. Os primeiros modelos eram simples e contavam apenas com temporizadores analógicos. 

Porém, agora as novas tomadas inteligentes são mais modernas, completamente digitais e podem ser conectadas diretamente na sua rede wi-fi. Utilizando um tablet ou smartphone é possível usufruir de todas as funcionalidades que esta nova tecnologia nos apresenta. 

De acordo com cada modelo, é possível ter diferentes funcionalidades, mas em geral as tomadas inteligentes apresentam um funcionamento similar. A maioria dos modelos permite a criação de mapas de uso, respeitando o perfil de utilização de cada pessoa da família.

Com isso é possível estabelecer o momento certo em que uma determinada tomada deve interromper o fluxo de energia e assim não gerar desperdícios. É uma medida simples, mas que fará uma diferença significativa na sua conta de energia elétrica. 

Muitos modelos funcionam integrados com outros equipamentos e podem ser ativados através de comandos de voz, levando mais praticidade para o usuário. Se já é fácil controlar a sua casa utilizando o celular, imagine fazer isso apenas pronunciando palavras!

Algumas Vantagens das Tomadas Inteligentes

Ter uma casa conectada nos oferece a vantagem de poder programar diversas ações e dessa forma organizar melhor a nossa rotina. Podemos ganhar tempo e comodidade programando funções simples de acordo com o nosso dia a dia. 

  • Economia de energia elétrica;
  • Programar o funcionamento de qualquer aparelho eletrônico. Dessa forma você pode ter uma rotina mais organizada; 
  • O modo ausente permite ligar as luzes para simular que você está em casa em um determinado horário;
  • Controlar o tempo que as crianças passam em frente à TV
  • Mais segurança para a sua casa devido aos mecanismos de desligamento automático. 
  • Permite que você tenha controle sobre a utilização de todos os seus aparelhos eletrônicos;
  • Alguns modelos funcionam através de acionamento por voz;
  • Os preços estão cada vez mais acessíveis;

Utilizando o Modo Ausente dos dispositivos é possível acender e apagar luzes com o objetivo de simular que você está em casa. Em alguns locais este é um mecanismo que pode ajudar a garantir a segurança da sua residência. 

Como você pode ver, as vantagens de ter uma tomada inteligente são inúmeras. Apesar de cada vez mais populares e acessíveis, essas tomadas ainda são uma novidade para muita gente. 

Aproveitar as oportunidades e facilidades da automação residencial é utilizar a tecnologia a nosso favor. Então se você está pensando em automatizar as tomadas da sua casa, não deixe para depois. Aproveite agora mesmo as vantagens de ter uma tomada inteligente. 

Economia de Energia

Economizar energia é uma grande preocupação para a maioria das pessoas. Além do preço da conta de luz estar cada vez mais alto, também é preciso economizar este recurso com o objetivo de proteger o meio ambiente. 

Mas por que a utilização de uma tomada inteligente iria ajudar a economizar energia elétrica? Em primeiro lugar, a utilização de um sistema inteligente contribui para que as pessoas tenham uma rotina mais organizada e produtiva. 

Isso quer dizer que os momentos que você desperdiçava energia serão eliminados. Por exemplo, é comum que as pessoas cheguem em casa, acendam várias luzes e depois fiquem apenas em um cômodo. 

Nem todo mundo lembra de apagar as luzes que são desnecessárias em cada momento do seu dia a dia. Com a utilização de um sistema inteligente, não será preciso apagar e acender luzes manualmente, você já pode deixar tudo programado previamente.  

Ter o controle de todos os seus aparelhos eletrônicos na palma da sua mão é uma ótima forma de economizar energia. Dessa forma, você pode aproveitar para mapear o seu consumo e tomar melhores decisões para otimizar o uso de energia elétrica na sua residência.     

Mas as tomadas inteligentes são seguras? 

A preocupação com a segurança se faz necessária quando vamos instalar um novo equipamento na nossa casa. Mas quando falamos em tomadas inteligentes não é preciso se preocupar tanto. 

Esse tipo de tomada apresenta um alto nível de segurança para o usuário pois possuem um recurso de desligamento automático. Este recurso é acionado em caso de pico de energia ou qualquer outro tipo de incidente elétrico. 

Além disso, as tomadas também enviam notificações a respeito de oscilação de energia ou eventuais riscos que possam surgir na rede elétrica. Então você pode ficar tranquilo, e ter a certeza de que nenhum acidente doméstico irá acontecer.

Alguns dispositivos possuem também um mecanismo que avalia o aumento de calor que as tomadas geram. O fornecimento de energia pode ser interrompido caso algum aparelho eletrônico esteja gerando calor demais. Esta medida é essencial para evitar eventuais acidentes. 

Estes mecanismos tornam a smart tomada muito mais segura do que as tomadas convencionais. Ao detectar oscilações de energia e calor excessivo é possível evitar acidentes, algo que não seria possível fazer caso você estivesse utilizando apenas uma tomada comum.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Leia Também

Veja também

O que é automação residencial

O que é automação residencial?

A tecnologia está presente em quase todas as atividades que executamos no dia a dia, e a automação residencial é uma das facilidades que surgiram com ela.

O que são tomadas inteligentes?

O que são tomadas inteligentes?

Quem já não pensou em como seria ter uma casa com tomada inteligente para não desperdiçar tempo em ações simples do dia a dia? Se você é uma dessas pessoas, este post é para você!