O que é automação residencial

O que é automação residencial?

A tecnologia está presente em quase todas as atividades do nosso dia a dia. Desde o smartphone que funciona como um pequeno computador e agenda portátil, até nos eletrodomésticos da casa. Mais do que modernizar, a ideia é facilitar o dia a dia, e isso pode ficar mais prático ainda com a automação residencial. Assim, tarefas que antes precisariam da intervenção humana podem ser automatizadas e realizadas sozinhas, com alguns cliques. 

Afinal, o que seria esse conceito? Você já ouviu falar dele? Entenda o que é, seus principais benefícios e como pode ser aplicado no seu lar.

Leia Mais:
>> Smart Home: saiba como é fácil ter uma
>> Como ligar a TV pelo celular

Automação residencial: o que é?

A automação residencial é o processo de programar algumas atividades da casa para funcionarem automaticamente. Um exemplo bastante conhecido envolve a iluminação e a economia de energia elétrica, onde as luzes se acendem ou apagam conforme é identificada a presença de pessoas no ambiente.

Hoje é possível controlar vários outros fatores da residência, como as fechaduras, as câmeras, o aquecimento do piso e até a limpeza, com o aspirador robô. Tudo controlado por meio de um dispositivo, tablet ou smartphone com acesso à internet. 

O principal objetivo é facilitar o dia a dia dos moradores, com uma casa mais funcional e prática. Outros fatores que podem ser controlados pelo sistema de automação incluem:

  • Assistentes de voz;
  • Iluminação;
  • Aparelhos de som;
  • Projetores;
  • Home Theater;
  • Campainhas;
  • Persianas elétricas;
  • Ventiladores;
  • Eletrodomésticos.

Quais são os benefícios?

Ter uma casa automatizada conta com uma série de benefícios, afinal, a ideia é facilitar a sua rotina. Os principais deles são:

Mais segurança

A casa automatizada é mais segura. Por meio das câmeras, você descobre se está tudo em ordem, inclusive pode vigiar as crianças e os animais de estimação enquanto não está em sua residência.

No entanto, a segurança não se resume a apenas quando você está fora. O sistema também pode estar ligado com a campainha, que avisa sempre que ela é acionada. Além disso, apenas pessoas permitidas pelo administrador da casa têm acesso aos dispositivos, ou seja, sem riscos de uso indevido.

Economia de água e luz

A preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade está aumentando. Com isso, é natural dar preferência por residências que trabalhem para entregar conforto e tenham este cuidado. 

A economia de energia elétrica ocorre por meio da automação. Não é preciso deixar luzes acesas, mas programar a casa para acendê-las somente quando alguém estiver no cômodo ou ao chegar ao seu lar. Além de reconhecer a presença de pessoas, o sensor também pode priorizar a iluminação natural, abrindo as cortinas.

Quando falamos sobre água, os benefícios estão na irrigação de jardim e plantas por exemplo. É usada apenas uma quantidade certa e o irrigador cumpre sua função por um período especificado pelo dono da casa. 

Conforto e praticidade

A automação residencial também visa o conforto e a praticidade. Quem tem um lar automatizado pode programar os eletrodomésticos, como o ar-condicionado, para cumprirem suas funções em dias e horários específicos. Com isso, não é necessário abandonar suas atividades para ligar ou pegar o controle.

Outra programação ligada ao conforto envolve o controle da temperatura da casa e do piso, incluindo a questão da qualidade do ar. 

De qualquer forma, os exemplos não param por aqui. Tem um home theater em casa? Prepare-se para uma experiência personalizada diretamente do sistema de automação. Pode ter certeza que as reuniões em família e os encontros com os amigos nunca mais serão os mesmos.

Valorização do imóvel

Apesar de a compra de um imóvel ser um investimento de longo prazo, nem sempre existe a intenção de permanecer ali por muitos anos. Ainda assim, você pode trabalhar em situações que valorizem o espaço e permitam um ROI (retorno sobre o investimento) mais elevado.

Quanto mais automatizada for a casa ou apartamento, mais altas são as chances de cobrar um valor acima da média de mercado. Assim, com um espaço moderno e confortável, está explicado o motivo do preço acima da média na venda.

Controle sobre o que acontece

O que acontece em seu lar enquanto você está fora? Será que as crianças estão comportadas? E os pets, não destruíram nada durante sua ausência? Uma residência automatizada permite saber e ter controle sobre tudo o que acontece. Basta acessar o sistema online e acompanhar em tempo real.

Quem não tem filhos ou pets também pode aproveitar esta função. Caso tenha programado algum eletrodoméstico, como o aspirador de pó, poderá verificar se ele cumpriu sua função.

Cinema em casa

Não importa onde esteja a televisão, se você tem um home theater em casa, poderá experimentar a sensação de estar no cinema. Então, pode preparar a pipoca, escolher sua série ou filme preferido e ficar à vontade.

O sistema irá adequar ao estilo de imagem, som, iluminação e até a temperatura de ambiente desejada para aquele momento. Tudo controlado com o tablet ou celular.

Para quem é indicado?

A automação residencial Curitiba é indicada para qualquer pessoa que busque por uma vida mais prática dentro de seu lar. Como nossa rotina é bastante corrida, é provável que este seja o seu sonho, para aproveitar ao máximo os momentos livres disponíveis. Assim, a casa automatizada assume aquelas funções básicas, como abrir as cortinas, ligar as luzes e até mesmo regar as plantas.

Como funciona o sistema de automação residencial?

O funcionamento da casa automatizada é bastante simples. Antes de tudo é preciso pensar o que você deseja automatizar. Será um único ambiente? Toda a casa? Depois, todos os aparelhos que são ligados na tomada, têm um controle ou são acionados por um interruptor.

Por meio do Wi-Fi o morador pode monitorar e controlar tudo o que acontece em cada cômodo. 

Para entender mais facilmente como o sistema funciona, considere este exemplo. É inverno e você deseja chegar em casa com o piso já aquecido, persianas fechadas e a luz acessa assim que a porta for aberta. Você programa todas essas funções e, no momento em que gira a chave na fechadura tudo é acionado conforme suas preferências.

Outro exemplo bastante simples envolve a TV. Basta fazer algumas programações, como determinar o horário do seu programa preferido ou o momento em que quer relaxar e assistir algum streaming. O sistema entende que deve ligar a TV sempre na mesma hora e dia da semana.

Como é feita a instalação?

A automação da Houseasy é mais simples e prática em comparação ao processo tradicional. Neste, é preciso mexer na estrutura da casa e contratar profissionais especializados na instalação, o que acaba elevando o preço.

Os cabos são um exemplo comum da automação tradicional que não acontece no sistema da Houseasy. No lugar deles, utilizamos a transmissão em rede, com cada um dos módulos Houseasy. 

A ativação também é bastante simples. O próprio usuário pode fazê-la por meio do aplicativo, até porque, nosso objetivo é mais que automatizar o seu lar, mas permitir que todos consigam interagir com a tecnologia.

Nossos dispositivos seguem a ideia do plug and play, muitas vezes bastando ligar na tomada para funcionarem. Além disso, não é necessário modernizar toda a casa. O sistema Houseasy consegue controlar até aquela TV ou lâmpada mais antiga. Aparelhos analógicos também podem ser integrados ao sistema, assim como suas versões inteligentes.

Aqui na Houseasy trabalhamos para entregar uma vida mais prática, que se adapta na sua rotina e com a facilidade de controlar tudo com seu tablet ou smartphone. Deixe sua casa automatizada e permita que te ajude a se sentir em um ambiente aconchegante e muito confortável! 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Leia Também

Veja também

O que é automação residencial

O que é automação residencial?

A tecnologia está presente em quase todas as atividades que executamos no dia a dia, e a automação residencial é uma das facilidades que surgiram com ela.

O que são tomadas inteligentes?

O que são tomadas inteligentes?

Quem já não pensou em como seria ter uma casa com tomada inteligente para não desperdiçar tempo em ações simples do dia a dia? Se você é uma dessas pessoas, este post é para você!