Cresce cada vez mais a busca por entender como economizar energia devido a uma preocupação das pessoas com os recursos do planeta.
Fazer um uso consciente de energia elétrica é um dos benefícios de ter uma casa inteligente. Com a tecnologia de automação residencial desenvolvida pela Houseasy é possível uma redução das contas de eletricidade da casa.
A sustentabilidade ambiental hoje é um tema comum em debates mundiais. A grande preocupação, além do uso indiscriminado dos recursos do planeta, é também com os altos custos com eletricidade, que são próprios da vida moderna, e estimulam a necessidade da criação de novos meios de geração de energia, como as hidrelétricas.
Essas obras gigantescas, que consomem muitos recursos naturais e altas somas do dinheiro público, também agregam no desequilíbrio ambiental. Por outro lado, a população tem se mostrado mais consciente e também procura meios para um consumo inteligente de energia.
Porém, muitas pessoas podem ficar confusas sobre qual é o seu papel dentro dessa cadeia da economia de energia. Será que pequenas ações no dia a dia ajudam a encontrar as respostas sobre como economizar energia elétrica? Certamente sim.
Deixar os aparelhos eletrônicos e lâmpadas desligados em momentos quando não estão sendo utilizados estão entre as dicas para economizar energia que costumam ter uma grande eficácia.
No entanto, na correria da vida moderna, nem sempre as pessoas lembram de desligar suas luzes ou aparelhos quando saem de casa ou mesmo quando estão em outros ambientes. Então, entre as formas de economizar energia, investir em um sistema de automação residencial pode ser uma saída.
Além disso, ligar e desligar as luzes no momento que quiser potencializa a economia porque também aumenta o tempo de vida útil das lâmpadas, especialmente se as pessoas ainda usarem luzes incandescentes, fluorescentes ou de vapor de sódio.
Porém, aparelhos eletrônicos que ficam ligados apenas no momento do consumo também conseguem ter o mesmo benefício.
A Houseasy desenvolveu um sistema de automação acessível a todos e que permite atingir essa eficiência energética ao mostrar como controlar a casa pelo celular.
Como economizar energia elétrica?
Se está cada vez mais claro que a consciência ambiental é um papel de todos, a principal questão é: como fazer para economizar energia? Apagar as luzes é o suficiente?
É claro que trocar lâmpadas incandescentes por modelo de LED também podem gerar até 80% de economia neste quesito iluminação, mas há outras ações que um sistema de automação vai permitir para economizar energia, por exemplo, interligando mais aparelhos eletrônicos que podem ser controlados de forma remota.
Outras dicas de economia de energia
- Que tal aproveitar ao máximo a luz natural do ambiente? Para isso, a automação residencial permite o controle das persianas elétricas, que vão promover um grande aproveitamento da luz do dia e grande economia de energia elétrica.
- Na pressa, o morador pode deixar o home theater ligado por horas. Então, o que acha de desligar o seu sistema de som e TV de forma remota? De onde estiver, com o sistema da Houseasy, poderá desligar os seus aparelhos.
- Economizar energia com ar-condicionado também é possível com a automação residencial, já que o sistema permite ligar e desligar a qualquer momento.
Muito mais economia
Essa ação de desligar os aparelhos no tempo certo é muito importante na economia de energia, porque um aparelho ligado sem necessidade por várias horas pode consumir uma energia imensa, e raramente as pessoas fazem essas contas.
Por exemplo, um aparelho de ar-condicionado, que tem consumo energético semelhante ao dos chuveiros, gasta mais ou menos 25 kHw por mês, para ficar ligado 1 hora por dia.
Caso o morador esqueça o seu ar-condicionado ligado por 4 horas ao dia, desnecessariamente, vai atingir um consumo de 100kHw ao mês. Esse valor pode equivaler praticamente a mais de 60% do consumo de uma casa inteira, com todos os seus aparelhos, durante um mês, de acordo com o informativo sobre “Uso de Ar-condicionado no Setor Residencial Brasileiro”, publicado em 2018 pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética), do Ministério de Minas e Energia.
Enquanto isso, os televisores podem consumir cerca de 10% a 15% da energia elétrica de uma casa durante um mês. E mesmo as luzes dos aparelhos em standby também consomem energia.